fevereiro 7, 2025

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vicentina Aranha realiza diálogo pela 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São José dos Campos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Parque Vicentina Aranha realiza na nesta quinta-feira (7), às 19h, um diálogo entre a folclorista Angela Savastano e o físico Roberto Stempniak, com mediação do também físico Carlos Alexandre Wuensche, chefe da Divisão de Astrofísica do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre as perspectivas de futuro e as expectativas de desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

O evento contempla a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como tema ‘A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta’. A promoção é do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O encontro será virtual e transmitido pelas redes sociais do parque (Facebook e YouTube).

Criação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento criado em 2004, com objetivo de destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil. Desta forma, as ações visam, também, o fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não formal e informal, divulgando o conhecimento científico e tecnológico.

Perfis

Angela Savastano é folclorista e natural de Campo Grande/ RJ. É graduada em Ciências Sociais e Artes e tem Especialização em Folclore. Como integrante da antiga Comissão de Folclore da FCCR, foi uma das principais idealizadoras do Museu do Folclore em 1986. Também foi responsável pela criação do CECP (Centro de Estudo da Cultura Popular) em 1998.

Roberto Stempniak é graduado em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação e Mestrado em Física pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), além de ter pós-doutorado como Guest Worker no National Bureau Of Standards.

Carlos Alexandre Wuensche é graduado em Física pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e tem Mestrado e Doutorado em Astrofísica pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde é chefe da Divisão de Astrofísica. Atualmente, é pesquisador principal do projeto BINGO (BAO Intergalactic Neutral Gas Observations), em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Manchester (Inglaterra) e Universidade YangZhou (China); e chefe da linha de pesquisa em Cosmologia da DIAST.