abril 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vereadores da Frente Parlamentar Oncológica e Cardiológica se reúnem com coordenadoras da Secretaria de Saúde

Estimativa do INCA é que 289 novos casos de câncer de mama e 212 de próstata sejam detectados anualmente até 2025 em São José

Vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Apoio ao Paciente Oncológico e Cardiológico se reuniram no final de novembro, na Câmara Municipal, com a coordenadora do Núcleo de Oncologia – Previna, Elitânia Pontes, e a chefe de apoio administrativo, Aretha Amaral, ambas da Secretaria de Saúde.

Durante a reunião, os vereadores dr. José Cláudio (PSDB), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB), Junior da Farmácia (União) e Marcão da Academia (PSD), e as servidoras conversaram sobre a situação atual do tratamento contra o câncer na cidade.

Segundo Elitânia, 1905 pacientes realizam tratamentos atualmente em São José dos Campos, sendo que 1812 no Hospital Pio XII (quimioterapia ou hormonioterapia). Os 93 restantes fazem radioterapia no Instituto de Oncologia do Vale – IOV.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. No entanto, a colonoscopia, um dos exames para detectar tumores no intestino, está com demanda represada devido à pandemia, esclareceu a oncologista. Ela afirmou que a fila de espera é de aproximadamente 800 pessoas e está em estudo a realização de mutirões ou corujões, além da elaboração de um projeto de lei para que os vereadores possam destinar recursos via emenda parlamentar. Os vereadores se disponibilizaram a conseguir emendas para a contratação de carretas preparadas para exames, além de parcerias que ajudem a dar vazão aos procedimentos.

A médica ainda explicou que o município promove campanhas anualmente para informar e conscientizar a população sobre os cânceres de mama (Outubro Rosa) e de próstata (Novembro Azul). Para o rastreamento do câncer de mama, são realizadas 3 mil mamografias por mês em mulheres de 40 a 69 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer – INCA é que São José registre 289 novos casos de câncer de mama por ano de 2023 a 2025 e detecte 212 de próstata.

LEGENDA: Durante a reunião, os vereadores e as servidoras da saúde conversaram sobre a situação atual do tratamento contra o câncer na cidade.
Foto: Cleverson Nunes/CMSJC