fevereiro 21, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vereador Fabião Zagueiro comenta projetos e justifica Termelétricas

Dando continuidade às entrevistas com autoridades da nossa região, a Rádio 012 News entrevistou na quinta-feira (16) o vereador Fabião Zagueiro (SOLIDARIEDADE), de São José dos Campos. O parlamentar que está em seu primeiro mandato, nos falou sobre projetos aprovados e em andamento, bem como as dificuldades encontradas em seu primeiro ano na Câmara Municipal, principalmente em um período de pandemia.

Foto: Câmara SJC
Foto: Câmara SJC

“Com as precauções, fomos para os bairros. Tanto é que temos em nosso gabinete, 900 ofícios espalhados por toda a região, mais de 200 indicações de pedidos diversos de manutenção, de poda, abertura de quadra, e outras demandas. Então, mesmo com a pandemia, tivemos muitas ações com a comunidade. Na Câmara Municipal temos um projeto que teve uma repercussão muito boa, que é o Centro de Referência da Cultura Negra, um projeto de minha autoria. O projeto prevê um espaço voltado para a cultura negra, mas não apenas para o negro e sim para todos da nossa cidade. Ele será lançado primeiro lá no SASC (Secretaria de Apoio Social ao Cidadão), e é um projeto que vai dar muita força para a nossa cidade e para conhecer a nossa história”.

O vereador também apresentou um projeto para a criação da Escolinha de Skate, esporte esse que conta com uma atleta olímpica joseense, a Pamela Rosa.

“Esse projeto é uma parceria minha junto com o Pascucci (Rafael Pascucci-PTB), temos várias pistas boas por aqui. Temos na Vila Tesouro, no Centro Comunitário, temos na zona norte, no Parque Alberto Simões, e que precisam de uma adequação. Fomos juntos com um atleta profissional, ele nos orientou para darmos uma revitalização nessas pistas. E, como é um esporte olímpico agora, a nossa expectativa é ter esse projeto aprovado com as escolinhas de skate em nossos centros comunitários”.

Além do esporte, Fabião também está com projetos voltados à área da educação. Nesta semana, uma novidade faz parte dos temas discutidos na casa legislativa.

“Nós estamos com um projeto sobre à Saúde Vocal dos Professores. Os professores andaram nos procurando, e sabemos que a voz é muito importante, ainda mais com os alunos, que não são tão quietinhos, os professores têm usado muito a voz. Quero colocar esse projeto em pauta porque, com o passar do tempo, muitos professores começam a ter problemas com a voz, como ronquidão, e queremos um fonoaudiólogo da rede pública direcionado a eles, além de cursos para o uso da voz”.

Para fechar a nossa entrevista, o vereador, que votou a favor do polêmico projeto de liberação das Termelétricas, justificou o seu voto.

“Nós votamos a modernização da Lei Orgânica do Município, entre elas, está as Termelétricas. Nós estamos vendo as condições das usinas hidrelétricas e rios, e as condições que elas estão. Eu votei a favor, a usina não vai ser instalada já aqui na nossa cidade, e pra ser instalada ela precisa passar pelo Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que são os órgãos competentes que vão dizer se sim ou não. Ainda vai ter as audiências públicas na cidade pra saber onde será instalada; o gasoduto passa aqui pela nossa cidade, e se a gente não pegar, outras cidades vão. E a gente precisa pensar no futuro. Em um primeiro momento, eu votei a lei para a sua modernização”.

Por: Marcelo Rocha