Vereador de São José propõe criação do programa de Saúde Vocal para professores
O vereador de São José dos Campos, Fabião Zagueiro (Solidariedade), propôs um Projeto de Lei que permite a criação do programa Municipal de Saúde Vocal. O PL 360/2021 visa oferecer assistência preventiva contra disfonias (alterações na voz) aos professores da rede municipal de ensino.
A assistência consiste em promover um curso teórico-prático anual de orientação aos educadores sobre o uso adequado da voz.
Ainda de acordo com o projeto, o programa terá “caráter fundamentalmente preventivo”, garantindo ao professor o pleno acesso a tratamentos de fonoaudiologia e médico, caso seja detectada alguma disfonia.
“É crescente a procura de profissionais da área da Educação por tratamento médico, devido ao sucessivo desgaste da voz e das cordas vocais”, explica o vereador Fabião, destacando que muitas vezes os danos podem ser irreversíveis.
As diretrizes do programa serão de responsabilidade das secretarias da Saúde e da Educação, ficando a coordenação a cargo de um profissional de fonoaudiologia. O projeto ainda ressalta que as despesas para execução do projeto “correrão por conta de dotações orçamentárias próprias”.
O projeto foi aprovado pelas comissões de: Justiça, Redação e Direitos Humanos; Saúde e Educação e Promoção Social e agora aguarda a votação em plenário.