julho 7, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vale do Paraíba: Região chega às eleições de 2026 com menor representatividade na Câmara dos Deputados em 20 anos

A menos de três meses das eleições de 2026, o Vale do Paraíba registra o menor nível de representatividade na Câmara dos Deputados nas últimas duas décadas.

Atualmente, a região conta com apenas um deputado federal eleito, Milton Vieira, ligado a São José dos Campos. O número representa uma redução em relação a 2010, quando o Vale possuía três parlamentares com base eleitoral na região.

Levantamento do histórico eleitoral mostra uma redução gradual da presença de deputados federais do Vale do Paraíba em Brasília:

  • 2010: 3 representantes (Gabriel Chalita, Emanuel Fernandes e Carlinhos Almeida);
  • 2014: 2 representantes (Flavinho e Eduardo Cury);
  • 2018: 2 representantes (Eduardo Cury e Milton Vieira);
  • 2022: 1 representante (Milton Vieira).

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Vale do Paraíba manteve duas cadeiras nas últimas eleições estaduais.

Em 2022, foram eleitos Letícia Aguiar e Dr. Elton, ambos de São José dos Campos. Já em 2018, as vagas eram ocupadas por Letícia Aguiar e Sérgio Victor, de Taubaté.

Apesar da manutenção do número de parlamentares estaduais, o levantamento aponta mudanças frequentes entre os nomes eleitos a cada eleição.

Imagem: olb.com.br

Eleições de 2026 terão cenário de indefinição

O cenário para as eleições deste ano ainda é marcado pela indefinição do eleitorado.

De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada em abril, 62% dos brasileiros afirmaram que ainda não haviam decidido em quem votar.

Outro fator apontado é a influência de candidatos com votação expressiva em diferentes regiões do país. Nas eleições anteriores, nomes como Nikolas Ferreira, Guilherme Boulos e Carla Zambelli receberam grande quantidade de votos em diversos municípios, fenômeno que pode impactar o desempenho de candidatos com atuação regional.