maio 16, 2025

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vale do Paraíba: Polícia Federal deflagra operação contra fraudes na merenda escolar de Lavrinhas

Na manhã de hoje (quinta-feira, 8), a Polícia Federal deflagrou a operação Alvo 227, com foco em investigar fraudes no fornecimento de merenda escolar em escolas públicas de Lavrinhas.

Imagem: Divulgação/PF

Além da cidade no Vale do Paraíba, outros mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Mauá, Suzano, Mogi das Cruzes Goiânia, cidades sede das empresas investigadas. 

Nas investigações, a Polícia Federal alega que apurou atividades suspeitas nas empresas escolhidas como fornecedoras de merenda escolar. Por exemplo: algumas constam como firmas para manutenção predial, obras de urbanização e terraplanagem, entre outras.

Além disso, a PF teria encontrado vínculos entre empresas que participavam da mesma licitação, e até mesmo sócio proprietários fictícios e com endereços de fachada. Segundo a corporação, os contratos teriam sido assinados ainda em 2022 e 2023.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Lavrinhas se posicionou:

“A Prefeitura de Lavrinhas informa que tomou conhecimento da operação realizada por veículos de comunicação de imprensa da região, com o objetivo de apurar eventuais irregularidades em contratos relacionados ao fornecimento de merenda escolar, firmados nos anos de 2022 e 2023 segundo noticiários.

Esclarecemos que os fatos investigados dizem respeito a gestão anterior, não tendo qualquer relação com a atual administração, que assumiu em 2025. Desde o início do mandato, temos atuado com total transparência, compromisso com a legalidade e respeito ao interesse público.

Reforçamos que a atual gestão está à disposição das autoridades para colaborar com todas as etapas da investigação, contribuindo para o esclarecimento dos fatos e a busca da verdade e da justiça.

Nosso compromisso é com uma gestão íntegra, responsável e orientada pelo bem-estar da população de Lavrinhas”.