julho 1, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Vale do Paraíba: Inmet emite alerta de baixa umidade do ar para esta quarta-feira (22)

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de baixa umidade do ar para o Vale do Paraíba nesta quarta-feira (22). O aviso é classificado como de perigo potencial e vale entre 10h e 18h.

Durante esse período, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, índices considerados baixos para os padrões de conforto e saúde recomendados por órgãos internacionais.

Imagem: Reprodução

Condição é comum no outono e pode impactar a saúde

Segundo o Inmet, o cenário apresenta baixo risco para incêndios florestais, mas exige atenção, especialmente nas horas mais quentes do dia, quando o ar tende a ficar mais seco.

Esse tipo de condição é típico das estações de outono e inverno, marcadas por menor volume de chuvas e maior amplitude térmica.

Entre os principais efeitos da baixa umidade estão:

  • Ressecamento da pele
  • Irritação nos olhos, nariz e garganta
  • Agravamento de doenças respiratórias, sobretudo em crianças e idosos

Veja recomendações para enfrentar o tempo seco

Para reduzir os impactos da baixa umidade, especialistas orientam:

  • Beber água com frequência, mesmo sem sede
  • Evitar atividades físicas nos períodos mais quentes
  • Umidificar ambientes, com recipientes de água ou toalhas úmidas
  • Reduzir exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h

Canais de atendimento em caso de emergência

Em situações de risco ou necessidade de orientação, a população pode acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).