Vale do Paraíba: Defesa Civil alerta para risco de incêndios, calor intenso e baixa umidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo colocou o Vale do Paraíba e o Litoral Norte em estado de alerta devido à previsão de temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e aumento do risco de incêndios nos próximos dias.
A classificação da região aparece na faixa laranja do mapa divulgado pelo órgão, que indica atenção para as condições de calor. A previsão aponta temperaturas entre 30°C e 35°C, enquanto os índices de umidade relativa do ar podem ficar próximos ou abaixo de 20%.
A situação deve ser ainda mais intensa em áreas do norte e noroeste paulista, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C. Nessas regiões, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.
No Vale do Paraíba e Litoral Norte, a combinação de temperaturas altas e tempo seco também aumenta a atenção para ocorrências relacionadas ao fogo.
Com a redução da umidade, a vegetação fica mais ressecada e mais suscetível à propagação de queimadas e incêndios.

Defesa Civil orienta população durante o período de calor
Diante das condições previstas, a recomendação é reforçar a hidratação e, sempre que possível, manter os ambientes umidificados.
A orientação também inclui evitar a exposição prolongada ao sol e reduzir a prática de atividades físicas intensas nos horários mais quentes do dia.
Crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis devem receber atenção especial durante os períodos de calor e baixa umidade.
Como evitar queimadas
Para reduzir o risco de incêndios, a Defesa Civil orienta a população a não utilizar fogo para limpar terrenos e a não realizar a queima de lixo ou outros tipos de resíduos.
Em períodos de vegetação seca, uma pequena fonte de fogo pode se espalhar rapidamente, especialmente com a presença de vento e baixa umidade.
