agosto 17, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Trabalhadores da Embraer reivindicam direitos e campanha salarial

Foto: Arquivo Pessoal

Trabalhadores da Embraer participaram na manhã desta quarta-feira (27) de assembleia para a negociação de campanha salarial e direitos na portaria da unidade Faria Lima, em São José dos Campos (SP). A assembleia foi organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, que na terça-feira (26) já havia emitido aviso de estado de greve às empresas do setor aeronáutico.

O principal entrave para que os empregados das empresas aeronáuticas aprovem o acordo coletivo não é o índice de reajuste, que repõe a inflação no período de 10,42%, e sim a retirada de direitos conquistados ao longo do tempo. Um dos pontos centrais das negociações é a cláusula dos trabalhadores lesionados. Esse é um ponto sensível aos metalúrgicos, que não aceitam mudanças neste sentido.

O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, disse em entrevista para a Rádio 012News que o trabalhador não pode ter mais direitos retirados e que a reforma trabalhista já fez isso.

Entre as empresas que querem mexer na estrutura do acordo coletivo está a Embraer, que conta com 12 mil funcionários nas unidades de São José dos Campos. Outras fábricas satélites do setor aeronáutico e também a Eaton não estão sensíveis às causas dos trabalhadores.

Confira a matéria