abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Trabalhadores da Avibras montam acampamento em frente à fábrica

Na manhã desta quarta-feira (30), trabalhadores da Avibras Aeroespacial montaram acampamento, como forma de protesto, em frente à fábrica, em Jacareí.

trabalhadores da avibras em acampamentos-capa
Foto: Divulgação

“Sem salário e sem as verbas da rescisão, os demitidos estão sem dinheiro para o sustento da família. Como forma de ajuda emergencial, o Sindicato vai iniciar imediatamente uma campanha de arrecadação nas fábricas para compra de cestas básicas”, afirma o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Na última terça-feira (29), os demitidos pela fabricante de armamentos e equipamentos de defesa nacional já haviam realizado uma passeata, em São José dos Campos. Aproximadamente 130 trabalhadores participaram do ato.

corpo
Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo agendou para esta quarta-feira, às 19h, uma audiência pública virtual em que será discutida a situação dos trabalhadores da Avibras.

Entenda os motivos da mobilização

A fabricante de armamentos e equipamentos de defesa protocolou pedido de proteção contra a falência no dia 18 de março. Segundo a Avibras, os prejuízos têm acumulado nos últimos dois anos e o endividamento supera os R$ 395 milhões.

corpo
Foto: Divulgação

O argumento do Sindicado dos Metalúrgicos em prol do processo de greve é que existem mecanismos para evitar as demissões em massa, como a adoção do lay-off e do Plano de Demissão Voluntária. Apesar disso, a empresa não teria negociado as condições e alternativas.

A empresa projeta retomada gradual dos negócios em 2022 e no próximo ano. Em nota, a Avibras afirma que, junto das demissões, iniciou “ações de reestruturação organizacional da empresa, mantendo as atividades essenciais para o cumprimento dos compromissos contratuais assumidos junto aos seus clientes”.