abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

“Tech Challenges” leva torneios de robótica para São José dos Campos

O Instituto Alpha Lumen (IAL) realiza, no dia 30 de junho, das 8h às 18h, no Ginásio de Eventos do Shopping Jardim Oriente, o Tech Challenges 2023, que reúne, em um só lugar, grandes eventos de tecnologia, simultaneamente.

 

 

Em sua quinta edição, o Tech Challenges trará a fase regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o Alpha Robotics Competition (ARC), o Alphabots First Competitions (AFC), o Espaço Nerd que lança desafios para estudantes de 7 a 13 anos e um Concurso Cosplay. Além disso, dois Planetários Móveis gratuitos serão montados na praça de evento, nos dias 29 e 30 de junho, das 16h às 20h.

A entrada para o Tech Challenges 2023 é gratuita e tem classificação etária livre. Além de assistir todas as competições, o público também poderá participar de diversas atividades focadas na interação com robôs e atividades interativas no Espaço Nerd. Outro destaque na programação são as ações do projeto Robótica e Cidadania do Alpha Lumen.

 

Sobre as competições:

Alpha Robotics Competition (ARC)
Realização da Mostra de Tecnologia e do ARC (Alpha Robotics Competition), torneio que possibilitará aos jovens estudantes de escolas públicas participarem com seus projetos nos vários desafios em tecnologia reunidos, ganhando medalhas e certificados, e as escolas receberem troféus.

Alphabots First Competitions (AFC)
Baseado na maior competição de Robótica do mundo, a AFC AlphaBots First Competition organizado pelo Instituto Alpha Lumen traz para a quinta edição do Tech Challenges uma super batalha de robôs das principais equipes do Vale Do Paraíba.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
Destinada a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, a
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Com modalidades prática e teórica, as atividades acontecem por meio de competições com robôs e provas teóricas em todo o Brasil. No Tech Challenges acontecerá uma etapa regional de Modalidade Prática, que servirá para classificar as equipes de estudantes para uma etapa estadual.
Saiba mais em: http://www.obr.org.br/

Espaço Nerd

O Espaço Nerd é um festival de competições e eventos de tecnologia, com o apoio de empresas parceiras da área STEM, e tem como proposta desafios lúdicos e divertidos para o público.
• Robôs Dash
• Fast Racer
• Retro Games

A iniciativa visa incentivar estudantes de 7 a 13 anos a projetar, construir e programar robôs e se divertir em minitorneios aprendendo princípios de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e Ciência da Computação.

Concurso Cosplay

Um concurso de cosplay é um evento em que os participantes se vestem e interpretam personagens fictícios de diversas mídias. Eles apresentam suas fantasias no palco, mostrando suas habilidades de atuação e a semelhança com o personagem original. Um painel de juízes avalia os participantes com base em critérios como qualidade da fantasia, semelhança com o personagem, habilidades de atuação e apresentação geral. No final, são premiados os participantes que se destacam em diferentes categorias. Além do concurso, alguns eventos também oferecem um desfile ou “Cosplay Walk”, onde todos os participantes têm a oportunidade de mostrar suas fantasias sem a pressão da competição.

Sessões de Planetário Móvel
O Instituto Alpha Lumen (IAL) é parte da organização para a geração de eventos e atividades de conexão dos estudantes de educação básica com o SSP23 em parceria com a ISU (International Space University), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Serão dois Planetários Móveis montados na Praça de Evento.