abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Taubaté tem primeiro clube de negócios voltado exclusivamente para mulheres

O Clube de Negócios E-manas é o primeiro voltado exclusivamente para mulheres de Taubaté. O projeto nasceu com o propósito de promover o empreendedorismo feminino e foi formado para oferecer orientação, que aborda, entre outros aspectos, o papel da mulher nos negócios, a importância do seu posicionamento no mercado, as questões que envolvem o ambiente das pequenas, microempresas e promover networking.

Foto: Julia Valério

Michele Pires, CEO da startup Empreenda Mamys, residente do HITT ( Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), é a idealizadora e coordenadora do clube de negócios para mulheres. Durante um encontro realizado no Hub na última quinta-feira (12), a empresária fez vários questionamentos.

“Quando falamos de cultura empreendedora, temos que pensar que o negócio tem que ter o ‘jeitão da dona’. Mas, como essa empreendedora quer ser vista e reconhecida no mercado? Qual é esse ‘jeitão’ que ela quer implementar, para que consiga estabelecer uma marca forte e competitiva? ”.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Cerca de 30 mulheres estiveram na reunião, mas o grupo já conta com mais de 60 participantes.

“O Clube de Negócios E-manas reúne mulheres empreendedoras de diferentes segmentos do mercado, como automobilístico, estética, consultorias, moda, atendimento psicológico e culinária. Mas, todas elas têm como semelhança a vontade de fortalecer seu negócio e adquirir conhecimento e compartilhar suas experiências”,
salienta Michele.

Para a empreendedora, estar a frente de um clube como esse é uma realização pessoal e ainda uma oportunidade de ajudar outras mulheres que enfrentam dificuldades no meio empresarial.

“Sou mãe, negra, empreendedora, e a partir das minhas dores e da minha busca por um espaço no mercado de negócios, comecei a ver que não estava sozinha. Vi que muitas mulheres passavam pela mesma dificuldade não só para empreender, mas, especialmente para encontrar a sua identidade num espaço ainda
muito masculino”, afirma Michele.

Foto: Julia Valério

Já para as mulheres que fazem parte do grupo, “ partilhar suas experiências com outras empreendedoras é gratificante”, conforme afirma a terapeuta Mari Arantes. Ela garante que o grupo vai além do networking. “Juntas, nós resgatamos o feminino e trazemos o acolhimento emocional para as mulheres. Juntas entendemos o nosso
negócio e nos posicionamos como líderes de empresa, o que nos ajuda a entender o nosso papel como profissional”, conta a terapeuta.

O grupo faz reuniões mensais e todas as participantes precisam percorrer etapas que irão colaborar com o desenvolvimento e amadurecimento da jornada no mercado empreendedor.