Taubaté: quadrilha colombiana é presa após suspeita de furto em joalheria de shopping
Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (20), em Taubaté, durante uma ação da Polícia Civil que integra a Operação Bogotá. A investigação apura a atuação de uma quadrilha internacional de origem colombiana suspeita de envolvimento em furtos qualificados de joias.
Segundo a Polícia Civil, o setor de inteligência da DEIC de Taubaté identificou a presença do grupo na cidade e levantou a suspeita de que os integrantes planejavam furtar uma joalheria localizada em um shopping.

Suspeitos foram abordados ao deixar shopping
Os policiais acompanharam a movimentação do grupo e fizeram a abordagem à paisana quando os quatro deixavam o centro de compras e se preparavam para entrar em um veículo.
O grupo era formado por três homens e uma mulher. Durante a ação, os agentes encontraram diversas joias que, segundo a investigação, teriam sido retiradas da joalheria.
Ao todo, foram apreendidos 34 anéis e 30 pulseiras.
Material teria sido usado para bloquear alarmes
De acordo com a Polícia Civil, as joias estavam armazenadas em uma sacola adaptada de forma hermética, recurso que teria como finalidade bloquear os sinais emitidos pelos dispositivos de segurança dos produtos.
Também foram encontrados rolos de papel-alumínio, que, segundo os investigadores, poderiam ser utilizados para dificultar a emissão dos sinais dos sistemas antifurto.
O veículo utilizado pelos suspeitos também foi apreendido durante a ocorrência.
Presos são de origem colombiana
Os quatro detidos são colombianos e, conforme informado pela Polícia Civil, estavam em situação irregular no Brasil.
Após a abordagem, todos foram levados para a delegacia, onde permaneceram à disposição da Justiça.
A investigação continua para esclarecer a eventual participação do grupo em outros furtos e identificar a extensão da atuação da quadrilha no país.
