abril 26, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Taubaté apresenta a programação da 61ª Festa do Folclore

A Prefeitura de Taubaté divulgou a programação da 61ª Festa do Folclore, com o tema “Cultura Popular: a nossa identidade”. As festividades começam no dia 20 de agosto, com o tradicional cortejo pelas ruas do Centro. No bairro Imaculada, as atividades vão de 25 a 28 de agosto.

festa do folclore-taubaté-capa
Foto: Divulgação/ PMT

A 61ª edição da festa marca o retorno da edição presencial, que não aconteceu nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. No sábado (20), às 9h, o cortejo conta com a participação de diversos grupos folclóricos da cidade. A concentração e saída acontecem na Praça Santa Terezinha e seguem até a Casa do Figureiro, na Imaculada.

A festa acontece no cruzamento entre as ruas dos Girassóis e das Camélias, no bairro Imaculada, com uma programação variada de peças de teatro, danças temáticas, barracas de comidas típicas e de artesanato.

Além disso, haverá shows musicais, grupos de violeiros, congada, jongo, maculelê, maracatu, moçambique, dança cigana e folia de reis. Os personagens do folclore também participam interagindo com a população, como o lobisomem de Taubaté e a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O projeto Semenado Cores, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está produzindo um espaço lúdico para compor a decoração da festa e para o público registrar suas fotos. A Casa do Figureiro também estará aberta para visitação e venda de artesanatos, com as tradicionais peças feitas de barro pelas mãos das figureiras e figureiros de Taubaté.

Tradição

A Festa do Folclore promove há décadas o resgate dos valores da cultura popular de Taubaté e do Vale do Paraíba, uma região que traz em sua história influências da cultura afro, indígena e caipira.

Ela começou nos anos 1960 como uma comemoração simples, com brincadeiras tradicionais e receitas caseiras, e no decorrer dos anos se tornou uma expressão do folclore paulista. O objetivo do evento é resgatar tradições e costumes do município com desfiles folclóricos, brincadeiras culturais e comidas típicas.