Tamoios Iate Clube de Ubatuba oferece recompensa pela captura de tubarões

Diante dos recentes ataques a banhistas, a diretoria do Tamoios Iate Clube de Ubatuba estaria oferecendo uma recompensa para quem capturar ou matar um Esqualo (tubarão), o prêmio seria de R$ 20 por centímetro de comprimento. No caso da captura de um cação o prêmio seria concedido apenas se não houver ocorrências de ataques pelos próximos 60 dias.

Nota de Repúdio
Em nota o CEAU, Coletivo de Entidades Ambientalistas de Ubatuba, demonstrou revolta com a postura da companhia. O coletivo reforça que os ataques se tratam de casos raros e isolados.
As entidades ainda complementam que a caça ilegal desses animais pode causar desbalanceamento do ecossistema marítimo, que já se encontra ameaçado por conta da ação humana e da poluição, podendo levar à extinção desses animais.
“Ressaltamos inclusive a Portaria MMA nº 445/2014, instituída pela Portaria MMA nº
201/2017 que proíbe a pesca de 410 espécies aquáticas ameaçadas em todo o território
brasileiro, segundo a qual parte das espécies de tubarões estão protegidas por lei. Portanto, a
caça a determinadas espécies de tubarões é CRIME AMBIENTAL, passível de prisão e multa,
podendo os autores desta ação serem responsabilizados por eventuais capturas ilegais de
espécies proibidas e outras abaixo do tamanho de captura permitido por lei.” reforça o CEAU
Ubatuba Iate Clube
Outra empresa da cidade, o Ubatuba Iate Clube, soltou uma nota esclarecendo que as mensagens sobre a recompensa pela caça de um tubarão não é de autoria da empresa. O clube ainda reforça que não concorda com essas políticas e que sempre priorizou a preservação do meio ambiente.
Ataques de Tubarão
No domingo, dia 14/11, Ubatuba teve o segundo caso de ataque de tubarão confirmado. A primeira vítima foi um turista francês na praia do Lamberto, a segunda, uma senhora de 79 anos na Praia Grande.
As imagens foram enviadas ao Professor Doutor, Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus São Vicente, especialista em tubarões, que chegou a conclusão de que as lesões, são, de fato, compatíveis com a mordida de um tubarão.
