SJC: Véspera de Natal é marcada por falta de água e gera transtornos; Caçapava também enfrenta desabastecimento
A véspera de Natal foi de transtornos para moradores de São José dos Campos, que enfrentaram falta de água em bairros das regiões Norte, Sul e Leste. Ao longo do dia, dezenas de relatos circularam nas redes sociais, com moradores apontando interrupções no abastecimento e dificuldades para manter atividades básicas em casa. No início da noite, a Sabesp confirmou problemas no sistema de distribuição que atende o município.
Em nota oficial, a companhia pediu desculpas pelos transtornos e informou a realização de manutenções emergenciais no sistema que abastece São José dos Campos, além de Redenção da Serra e Caçapava. Segundo a empresa, o cenário foi agravado pelas altas temperaturas, pelo aumento significativo do consumo de água e pelo crescimento do fluxo turístico típico do período de festas.

A expectativa da Sabesp é que o abastecimento seja normalizado de forma gradual até quinta-feira (25). Enquanto isso, a empresa afirma que segue atuando para reduzir os impactos, inclusive com atendimento emergencial por meio de caminhões-pipa para imóveis que necessitarem.
Caçapava: prefeito critica Sabesp e cobra solução imediata
Em Caçapava, a situação também gerou forte reação. O prefeito Yan Lopes (Podemos) usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira (24) para criticar a falta de água no município. Segundo ele, o problema atingiu praticamente toda a cidade.
Ainda nas publicações, o prefeito cobrou uma resposta da Sabesp, responsável pelo fornecimento, e afirmou que o desabastecimento já impacta a economia local.
“Está sem água na cidade inteira. Tem comércio fechando as portas por falta de água. Tem gente que recebeu familiares de São Paulo para as festas de fim de ano e ficou na mão por causa do abastecimento”, declarou.
Yan Lopes também mencionou a existência de uma ação judicial que busca romper o contrato com a Sabesp e transferir o serviço para a gestão municipal.
“Fornecimento de água não é função da prefeitura. Existe uma ação tramitando para que o serviço passe a ser municipal e possamos contratar uma empresa que realmente preste um bom serviço”, afirmou. Ele ressaltou ainda que, atualmente, as decisões dependem do Governo do Estado.
Sabesp se manifesta sobre Caçapava
Em resposta, a Sabesp divulgou nota informando que o abastecimento na zona norte de Caçapava está em processo de recuperação nesta quarta-feira (24), após intervenções emergenciais no sistema.
“O retorno ocorre de forma gradativa e pode ser mais lento em períodos de consumo elevado, especialmente em áreas mais altas. Para minimizar os impactos, a Sabesp mantém caminhões-pipa disponíveis e reforça a importância do uso consciente da água até a completa estabilização do sistema”, informou a companhia.
