agosto 24, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

SJC: prefeitura aplica mais de R$ 1,5 milhão em multas à Sabesp por irregularidades ambientais

A Prefeitura de São José dos Campos registrou, ao longo de 2025, um aumento nas ações de fiscalização sobre o cumprimento das normas ambientais por parte da Sabesp. No período, foram emitidas 13 autuações, que somam mais de R$ 1,5 milhão em multas relacionadas a falhas no sistema de esgotamento sanitário.

As vistorias foram realizadas em conjunto com a Agência Ambiental do Vale do Paraíba, vinculada à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com objetivo de verificar o funcionamento da rede e avaliar possíveis impactos ao ambiente e à saúde pública.

Imagem: Reprodução

O problema mais recorrente identificado foi o extravasamento de esgoto, considerado crítico por representar risco de contaminação do solo e dos recursos hídricos. As ocorrências chegaram tanto por equipes técnicas da Secretaria de Manutenção da Cidade quanto por registros da população por meio da Central 156.

Segundo a administração municipal, a intensificação das ações busca garantir o cumprimento da legislação ambiental e acompanhar a prestação dos serviços de saneamento no município.

As atividades de monitoramento seguem ao longo do ano, com foco na prevenção de novos episódios e na avaliação contínua da infraestrutura da rede de esgoto.