setembro 14, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

SJC: Eleição do Conselho da Igualdade Racial acontece nesta sexta

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira (5) a eleição para o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), no Centro de Referência Afro-Brasileira (Rua Henrique Dias, 363 – Monte Castelo), das 14h às 18h. A população poderá participar do pleito que irá eleger 10 representantes da sociedade civil.

 

 

Imagem: PMSJC

 

O processo de votação será realizado por meio do voto identificação e credenciamento dos eleitores. Os membros da sociedade civil que forem eleitos irão compor o colegiado no triênio 2024-2026.

Após a conclusão do pleito e apuração dos votos, o resultado será publicado no Diário Oficial do município, e a posse dos eleitos acontece no dia 17 de maio no Paço Municipal.

Candidatos

Ao todo 22 pessoas estão inscritas para concorrer a eleição. O candidato mais votado por segmento será eleito o conselheiro titular e o segundo assume como suplente.

Confira os candidatos e o segmento que cada um representa.

Segmento                     Representante

Ordem dos Advogados do Brasil Aguardando indicação
Movimento de Mulheres Fabiana Aparecida de Andrade
Helen de Fatima Cypriano
Tania Regina Fortunato
Movimento Negro Jader Rocha Florêncio
Liliane Correa Alves
Profa Sonia Maria Guimaraes
Capoeira Sidney Aparecido Reis
Franklin A Silva
Cultura Urbana Laudeni de Souza
Thainá Aparecida dos S. Silva
Entidade Religiosa Marisa de Paula
Renata Marciano
Matriz Africana Vanildo Ângelo Epifânio
Rosineide Souza da Costa
Nelson Luiz dos Santos
Samba Bruno Cesar da Costa e Silva
Carlos Sagatti
Instituição de Ensino Superior (Universidade) Edjane de Paula da Silva – Estudante
Viviane Mendes Lima Mendes – Professora
População Indígena Profa Vanda Helena Marcelino
Lui̊s Cåldèron
Regiani Reis

 

 

O Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem como finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povos indígenas, e outros segmentos étnicos.

O Compir é um órgão permanente e consultivo, de representatividade da igualdade racial e está vinculado à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.

O Conselho é formado paritariamente por 20 membros titulares, sendo 10 representantes da Sociedade Civil e 10 do poder público municipal, sendo os representantes da Sociedade Civil eleitos e os representantes do poder público municipal indicado pelo chefe do poder executivo municipal.

Mais informações pelo telefone 3909-2626.