julho 21, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

SJC: CSI vai monitorar quedas de árvores e alagamentos na cidade

A partir de segunda-feira (17), São José dos Campos passa a contar com um reforço permanente na manutenção urbana. Equipes de zeladoria irão atuar 24 horas por dia dentro do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), ampliando a capacidade de identificar e solucionar ocorrências em toda a cidade.

Imagem: Divulgação

Monitoramento contínuo e resposta mais rápida

Equipado com tecnologia de vigilância em tempo real, o sistema permite detectar rapidamente quedas de árvores causadas por ventos fortes, pontos de alagamento, transbordamentos de rios e córregos, além de outros problemas que afetam a mobilidade e a rotina dos moradores.

Assim que uma situação é registrada, os times emergenciais são acionados diretamente do centro de monitoramento e podem mobilizar órgãos municipais e forças de segurança. As imagens ao vivo garantem precisão, rapidez e coordenação no atendimento.

Ação reforçada para o período de chuvas

A operação permanente fortalece a atuação preventiva e corretiva da cidade, especialmente com a chegada do verão — época marcada por tempestades e maior volume de chuva. O monitoramento contínuo busca reduzir riscos, minimizar danos e garantir respostas mais ágeis às ocorrências.

Medidas paralelas de prevenção

Além do novo esquema 24h, a Prefeitura segue ampliando ações de manutenção:

  • Podas de árvores em pontos estratégicos;

  • Limpeza de bocas de lobo para melhorar o escoamento da água;

  • Roçadas e serviços de rotina em diferentes períodos do dia;

  • Outras frentes de prevenção espalhadas pela cidade.