Sindicato dos Metalúrgicos aciona TRT para mediar greve na MWL, em Caçapava
O Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) de São José dos Campos e Região acionou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas, para mediar as negociações com a MWL, de Caçapava. A empresa não depositou os salários no dia 5 e, por isso, os trabalhadores estão em greve desde o dia 6.

Até o momento, a montadora de rodas e eixos ferroviários forjados não deu uma data para resolver o problema, segundo o Sindicato. Na próxima quinta-feira (19), acontece uma mediação pré-processual por videoconferência com o TRT para tentar regularizar os pagamentos.
“Caso não haja acordo, os advogados do Sindicato irão ingressar com uma ação na Justiça contra a MWL. Desde o ano passado, a empresa vem atrasando os salários. Além disso, ela tem um grande histórico de irregularidades. A MWL é mantida por capital chinês e seus administradores não esclarecem a real situação da fábrica. Frequentemente, eles ignoram audiências e reuniões com a Justiça e o Sindicato”, afirma o Sindmetal.
Na última terça-feira (10), a 1ª Vara Cível de Caçapava aceitou o plano de recuperação judicial da empresa, que tem o faturamento bloqueado por uma dívida milionária com aluguéis.
“Os trabalhadores da MWL vão continuar de braços cruzados até que a empresa pague os salários. Mas eles também exigem o compromisso de não haver novos atrasos. A situação está insustentável, por isso, o Sindicato acionou o TRT. Esperamos chegar a um acordo, mas também estamos prontos para levar adiante essa luta na Justiça”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Renato Almeida.
