Shopping Vale Sul usa da criatividade para atrair clientes
Os shopping centers brasileiros faturaram R$ 128,8 bilhões em 2020, o que representa uma queda de 33,2% em relação a 2019, que registrou crescimento de 7,9%, segundo dados da Abrasce, a Associação Brasileira de Shopping Centers. Para 2021, a projeção da associação é de alta de 9,5% nas vendas do setor, o que reflete uma expectativa positiva dos negócios, graças também ao avanço da vacinação contra o novo coronavírus.
Em São José dos Campos, o Shopping Vale Sul é um dos locais que apostam na retomada da economia nos próximos meses, e para falar das ações comerciais voltadas aos clientes, a Rádio 012 News entrevistou na segunda-feira (16), a Luana Meneses, gerente de marketing do shopping, que explicou as mudanças que foram adaptadas para esses novos tempos.
“A nossa estratégia, assim como todo o varejo, tem mudado bastante. Um termômetro disso é a campanha para o dia dos pais, que ao invés de acontecer apenas no segundo domingo, ela seguirá até o dia 31 de agosto. É uma estratégia para esquentar as vendas e também levar oportunidades para os clientes. Temos também o Natal, outra data importante para o comércio, que temos planejado desde o ano passado. Todas as ações do shopping se transformaram para poder passar segurança aos clientes, para que a gente evite de fazer esse vírus (Covid-19) ecoar por aí”.
Umas das grandes inovações produzidas pelo marketing do Shopping Vale Sul, aconteceu no ano passado, unindo duas datas comemorativas que levam amor e esperança às pessoas.
“Nós já estávamos com a campanha de Natal pronta há cerca de um ano e meio, mas aí veio a pandemia; toda a criação de campanhas é feita por nossa equipe interna e todos nós ‘choramos’, porque na Páscoa estivemos fechados. Como a Páscoa é uma época que simboliza a esperança, pensamos, meio malucamente, em unir essas duas datas. O empreendedor acreditou em nós, porque era muito provável que nenhum outro shopping levasse o coelho da páscoa para o Natal. E esse ano vai ser bem diferente do habitual. Todo mundo vai ficar bem contente com a mensagem que a gente quer passar”.
Para o dia das crianças em outubro, o shopping deve trazer mais novidades para os consumidores, seguindo com serviços diferenciados no atendimento.
“Nós vamos ter uma ação voltada para as famílias se desligarem um pouco da tensão da pandemia. Nosso horário segue das 10h às 22h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 11h às 20h. Continuamos também atendo pelo drive-thru, em nosso site você pode fazer o contato por ali. Aquelas pessoas que não se sentem seguras ainda de ir ao shopping também podem consumir dessa maneira, deixando o dinheiro rolar por aqui em nossa região, que é o mais importante”.
A Prefeitura de São José dos Campos vem conversando com estabelecimentos comerciais da cidade para a implantação da chamada ‘Calm Zone‘, uma área oferecida para o recebimento e bem estar de pessoas diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), em caso de estresse durante as compras. Luana nos adiantou boas notícias sobre o tema.
“Sim, em setembro nós vamos divulgar, já estamos em obras no local, e essa possibilidade que a prefeitura nos trouxe para criar um local e acolher essas pessoas, é muito legal. Estamos sempre abertos a escutar o que a comunidade precisa, e quando eles vieram nos procurar, nós já topamos. Nós vamos dar um treinamento para os nossos funcionários e os nossos lojistas, em parceria com a prefeitura, para que a gente possa orientar, inclusive, as mães quando estão passando por algum momento de crise. E quando a gente pensa em autismo, a gente pensa só em crianças, mas há adultos também, e por isso vamos orientar para que todos possam dar o melhor atendimento. Além de estamos preocupados em cumprir uma legislação que trata de direitos, a gente quer também trazer o conforto para essas pessoas”.
Outra ação social de destaque, foi a contratação de pessoas mais experientes, que na maioria das vezes, encontram dificuldades para conseguir uma recolocação profissional por conta da idade. Essa ação deve ser retomada futuramente, segundo a profissional.
” Nós tínhamos um grupo de senhoras, muito simpáticas, trabalhando na recepção. Tivemos que desligar essas senhoras no começo do ano, porque era um pouco perigoso, até mesmo com o Papai Noel, que não tivemos no ano passado. A gente precisa privar a saúde dessas pessoas que são mais sensíveis ao vírus, e acabando tudo isso, a gente pretende recontratar essas pessoas”.
Para quem não sabe, o Shopping Vale Sul trouxe outra inovação que foi destaque nacional, o primeiro Papai Noel negro. Luana comentou sobre essa ação histórica.
“Nós temos muitas surpresas para esse ano, e é um grande orgulho termos criado um Papai Noel preto, pela primeira dentro de um shopping, é importante ver a representatividade que isso traz às famílias. E o sr. Rubens Campolino é um fofo, e foi difícil convencê-lo”.
Por: Marcelo Rocha