abril 24, 2025

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Senado aprova lei que coloca João do Pulo, nascido no Vale do Paraíba, no livro de heróis do Brasil

O Senado Federal aprovou um projeto de lei que coloca João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, em 28 de maio de 1954, e morreu em 29 de maio de 1999, na capital paulista.

Imagem: Reprodução

O projeto (leia aqui) foi aprovado de forma terminativa (quando não se faz necessária passar aprovação pelo plenário) pela Comissão de Esporte do Senado ontem (quarta-feira, 19).

O autor do projeto é o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), e o relator da matéria é o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Quem foi João do Pulo?

João do Pulo foi sargento do exército e esportista olímpico. Em 1973, aos 19 anos, João conquistou o recorde mundial júnior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo.

Dois anos depois, nos Jogos Pan Americanos de 1975, na Cidade do México, conquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 metros. Nesse mesmo evento, inseriu seu nome na história ao estabelecer um novo recorde mundial no salto triplo.

Além disso, foi medalhista olímpico nos Jogos de Montreal, em 1976, e Moscou, em 1980, e bicampeão nos Jogos Pan-Americanos subsequentes, tanto no salto triplo quanto no salto em distância.

Após sofrer um acidente automobilístico, onde perdeu uma perna, João se tornou político, conseguindo se eleger deputado estadual em São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 1986 a 1994.

João do Pulo e o Vale do Paraíba

João do Pulo tem uma grande conexão com o Vale do Paraíba, Nascido em Pindamonhangaba, há uma estátua na cidade o homenageando. Em São José dos Campos, dá nome a um importante centro poliesportivo localizado na zona sul da cidade.