maio 30, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Semana do Ciclista promove ações educativas em Jacareí

semana-do-ciclista-capa
Foto: Reprodução/ AGBR

A Prefeitura de Jacareí está realizando uma série de atividades por conta do Dia do Ciclista, comemorado anualmente em 19 de agosto. Entre esta segunda-feira (16) e a sexta-feira (20), portanto, ocorre a Semana do Ciclista.

O evento, nesta semana, conta com a realização de panfletagens, diálogos e conscientizações nos locais com maior circulação de bicicletas, vias e pontes do município.

Sidney Lopes Mateus, supervisor de educação para o trânsito de Jacareí, fala dos principais objetivos das ações. “A campanha visa promover o respeito e conscientizar a população para que tenham boas atitudes promovendo mais segurança para todos”, explica.

Jacareí tem um carinho especial com os ciclistas, ampliando a malha cicloviária em mais 20 quilômetros, além da instalação de bicicletários. Em 2016, eram apenas seis. Agora, somam 33 em diversos pontos.

Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, reforça a importância de integrar os diversos meios de transporte.

“Nosso trabalho é no sentido de ter espaço para todos os modais, para que o cidadão possa escolher, livremente, qual vai querer usar, com segurança e acessibilidade. Sempre lembrando de proteger aqueles mais expostos no trânsito, como ciclistas, motociclistas e pedestres”, diz.

Dia do Ciclista

Em 19 de agosto de 2006, um motorista embriagado e em alta velocidade atropelou e matou o biólogo Pedro Davison, enquanto ele pedalava no Eixo Sul, em Brasília.

Este foi o primeiro caso julgado como crime doloso de trânsito em Brasília, resultando em condenação, já que a Justiça tratava muitos casos como acidente. Anos depois, a data foi oficializada pela Lei 13.508 e passou a ser um marco nacional.