abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Segurança pública é tema de reunião aberta na Câmara Municipal

População, Consegs e vereadores apresentaram demandas e sugestões a policiais 

Vereadores e autoridades de forças policiais se reuniram com a população para debater soluções para problemas de segurança pública em São José dos Campos. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, no dia 15 de março, e foi promovido pelos vereadores dr. José Cláudio (PSDB), Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB), Thomaz Henrique (PL) e Walter Hayashi (União), com participação de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e representantes da OAB SJC. 

Participaram também o delegado da Polícia Civil Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga; o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar I, tenente-coronel Alex Cesário Amaral e o investigador do Deinter 1 Amaury dos Santos.

Estavam presentes a vereadora Juliana Fraga (PT) e o deputado estadual Dr. Elton (União).

Os parlamentares sugeriram a ampliação da quantidade de unidades móveis da Polícia Militar, da contratação via Atividade Delegada, patrulhamentos, rondas e blitzes, aumento do efetivo da PM, instalação de novas câmeras de monitoramento, incentivo aos registros de boletins de ocorrência e maior apoio do governo federal na área. Além disso, citaram um projeto de lei em tramitação que visa multar quem faz uso de drogas em espaços públicos.

Entre as demandas apresentadas pela população, presencialmente e on-line, estão casos de perturbação de sossego, furtos no Parque da Cidade (região norte), furtos e roubos de veículos, usuários de drogas nas regiões sul e central, além de funcionamento da Delegacia da Mulher 24 horas.

Uma representante do Conseg apresentou sugestões que exigem mudanças na legislação vigente, como a possibilidade de fazer o registro de ocorrências no Paço Municipal e Casas dos Idosos; instalação de bases da PM ou GCM em prédios públicos abandonados; acionamento dos responsáveis por barulho em imóveis particulares em situações de perturbação do sossego; a criação de auxílio para familiares de dependentes químicos em recuperação.

A PM informou que existe operações em conjunto com o programa São José Unida que resultaram no fechamento de alguns bares e adegas. Além da queda de 33% nos roubos e de 59% de furtos de veículos na cidade, no mês de fevereiro.

O delegado da Polícia Civil afirmou que uma das dificuldades para implantação da Delegacia da Mulher 24 horas é o número reduzido de delegadas no Estado de São Paulo e que o concurso para essa função não especifica gênero.