março 4, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São Sebastião inaugura biblioteca comunitária na Barra do Una

biblioteca comunitária
Foto: Reprodução/ PMSS

A Prefeitura de São Sebastião inaugurou a Biblioteca Comunitária de Barra do Una (BCBU), instalada dentro do Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro.

O projeto é fruto da união de diversos apoiadores da iniciativa. Entre eles a Associação Amigos de Barra do Una (SABU) e a Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras).

Idealizado pela professora de História, Elisabeth D’Agostini, da Escola Municipal Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, o espaço de leitura atenderá principalmente estudantes das quatro escolas públicas da região.

“O meu sonho era que todos tivessem a liberdade de ler a qualquer hora e sempre, que tivessem a liberdade de falar sobre o que leram, de se identificarem e viajarem pela leitura e de assim aprenderem muito mais sobre o mundo do que é capaz de se aprender na escola”, lembra.

Acervo e gestão

O espaço reúne mais de 1.200 livros voltados para o público infanto-juvenil, resultado de doações e acervo da escola Sebastiana Bittencourt. Será gerido com a participação de jovens do grupo Livratos, formado por alunos e ex-alunos da Sebastiana.

Para isso receberam treinamento, sobre gestão de biblioteca e outros temas relacionados, da SP Leituras. Rosângela Rodrigues Ferreira, bibliotecária da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), colaborou com a formação.

A Biblioteca Comunitária recebeu ainda o apoio da arquiteta Paloma Faltin, que realizou o projeto de forma voluntária. Além disso, contou com a participação da publicitária Nathalia Homem de Mello. Ela foi a responsável pela formação em redes sociais para o grupo Livratos, para divulgação das ações da nova biblioteca nas mídias digitais.

“Estou muito confiante de que a Educação vá assumir a continuidade dessa iniciativa maravilhosa, que tem um acervo de primeira linha em um espaço aberto a todos. Nós esperamos que o local se torne um centro de convivência, formador de leitores e de cidadãos, esse é o nosso objetivo”, destaca a vice-presidente da SABU, Fátine Chamon.

Funcionamento

Inicialmente, a Biblioteca Comunitária funcionará em horários adaptados, de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Mas o acesso ao empréstimo de livros está aberto a toda população do bairro.

Até o momento, a Biblioteca registra o empréstimo de mais de 150 exemplares. A BCBU também pretende realizar oficinas, rodas de conversa com autores, contação de histórias e outras atividades artísticas.