junho 18, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José inicia vacinação monovalente contra covid na segunda (27)

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na segunda-feira (27) a aplicação da vacina monovalente contra covid-19.

Imagem: PMSJC

O imunizante é semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5. Até o momento, o município recebeu 2.840 doses da vacina covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna.

O público-alvo segue a definição do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde e inclui crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários (pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença).

Todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e as 5 Unidades Avançadas estarão abertas para vacinar o público-alvo.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura. Importante ressaltar que a vacinação é encerrada uma hora antes do fechamento da unidade.

Público-alvo

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
– Pessoas com 60 anos ou mais de idade
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores
– Gestantes
– Puérperas
– Imunocomprometidos
– Povos Indígenas
– Comunidade Ribeirinha
– Quilombolas
– Trabalhadores da Saúde
– Pessoas com deficiência permanente
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
– Pessoas em situação de rua

Esquema vacinal

Para as crianças entre 6 meses a 4 anos que nunca receberam alguma dose de vacina Covid-19, o esquema recomendado da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna, é de duas doses, sendo que a segunda dose deve ser administrada 4 semanas após a primeira.

As crianças com três doses das vacinas Covid-19 (Pfizer baby ou Coronavac), ou seja, com esquema recomendado para essas vacinas completo, deverão receber uma dose da vacina Covid-19 Monovalente (XBB).

O esquema vacinal dos demais públicos acompanha a especificidade de cada grupo. A orientação será realizada pela UBS no momento da vacinação.

This will close in 0 seconds