março 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José dos Campos tem ao menos 16 remédios em falta na rede pública

A Prefeitura de São José dos Campos divulgou uma lista com ao menos 16 remédios que estão em falta na rede pública de saúde. Três deles tem data para chegar no município: Alopurinol 100mg, nesta sexta (19), e N-Acetilcisteina e Prednisolona, na próxima terça-feira (23).

medicamentos em falta-sjc-remédios-capa
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

De acordo com a administração municipal, a dificuldade no abastecimento de alguns medicamentos é um problema que está sendo enfrentado por todo o país. As causas seriam a baixa produção de insumos na China, por conta da pandemia, além de dificuldades com fornecedores, que não estão conseguindo entregá-los.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Para tentar driblar essas dificuldades, a prefeitura criou uma Comissão Farmacêutica, que está recorrendo à similares. A comissão faz a logística de distribuição entre as unidades de saúde para o atendimento aos pacientes que precisam dos medicamentos, em tratamento.

“Governantes e gestores municipais de saúde vêm alertando para a falta de medicamento pelo menos desde maio deste ano. Nos dias 13 e 21 daquele mês, […] foram enviados ofícios ao ministro Marcelo Queiroga relatando o desabastecimento e as dificuldades na aquisição de insumos estratégicos para o SUS”, explica a prefeitura.

Segundo a última atualização, divulgada na terça-feira (16), ao todo são 386 remédios na rede pública, sendo 16 em falta. Um deles é o antibiótico amoxilina, que é usado entre outras coisas para o tratamento da pneumonia. Como alternativa à população, ele está sendo substituído pela azitromicina.