setembro 22, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

São José dos Campos: EDP antecipa Plano Verão e reforça operação para período de chuvas

A EDP apresentou nesta terça-feira (22), em São José dos Campos, o Plano Verão 2026/2027, com medidas previstas para o período de maior ocorrência de chuvas e temporais.

Segundo a concessionária, a preparação foi antecipada diante das previsões climáticas para os próximos meses e da possibilidade de eventos extremos. A empresa informou que o planejamento reúne ações de prevenção, reforço operacional, monitoramento meteorológico e uso de tecnologias para atendimento de ocorrências.

A apresentação ocorreu no Centro de Operação Integrado (COI) da EDP, em São José dos Campos, e contou com a participação do diretor-presidente de Distribuição da companhia, Dyogenes Rosi, da supervisora da consultoria meteorológica da Climatempo, Ana Clara Marques, além de outras autoridades.

Durante o encontro, foram apresentadas as perspectivas meteorológicas para os próximos meses e as medidas programadas pela concessionária.

De acordo com a EDP, o plano contempla o acompanhamento das condições do tempo antes e durante os eventos climáticos, treinamento de equipes, realização de simulados e atuação conjunta com órgãos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeituras.

A empresa atende atualmente mais de 2,2 milhões de clientes em sua área de concessão.

Imagem: Divulgação/EDP

Rede automatizada permite religação em caso de falhas

Entre as tecnologias utilizadas pela EDP está o sistema self-healing, que identifica determinadas falhas na rede, isola os trechos afetados e pode restabelecer o fornecimento para parte dos consumidores por meio de circuitos alternativos.

Segundo a concessionária, aproximadamente 80% dos clientes de sua área de concessão já são atendidos por redes com essa tecnologia. Há oito anos, esse percentual era de cerca de 10%, de acordo com os dados apresentados pela empresa.

A expansão da automação inclui a instalação de religadores e outros equipamentos que permitem identificar problemas e realizar manobras remotamente, reduzindo o tempo de interrupção em determinadas ocorrências.

Outro recurso citado pela EDP é o Advanced Distribution Management System (ADMS), plataforma implantada no Centro de Operação Integrado em julho deste ano.

O sistema reúne informações de monitoramento, controle e operação da rede de distribuição em uma única plataforma. A proposta é facilitar a identificação de falhas e a tomada de decisões durante ocorrências.

EDP prevê R$ 5 bilhões em investimentos até 2030

A concessionária também informou que prevê investir R$ 5 bilhões em sua área de atuação no estado de São Paulo entre 2025 e 2030. Segundo a empresa, os recursos serão destinados a projetos de expansão, modernização e digitalização da rede.

O valor representa, de acordo com a EDP, um aumento de aproximadamente 30% em relação ao ciclo de investimentos realizado entre 2019 e 2024.

Atualmente, a companhia opera 86 subestações em 28 municípios. A EDP também mantém uma rede própria de telecomunicações que, segundo a empresa, cobre 100% de sua área de concessão e permite a comunicação entre o centro de operação e equipamentos instalados em campo.

Essa estrutura é utilizada para monitorar e controlar equipamentos como subestações e religadores.

Vegetação é um dos pontos de atenção durante temporais

Um dos fatores considerados no planejamento para o período chuvoso é a interferência de árvores e galhos na rede elétrica, principalmente durante tempestades acompanhadas de ventos fortes.

Segundo dados divulgados pela EDP, entre janeiro e agosto deste ano foram realizadas mais de 137 mil podas de árvores e galhos. No mesmo período, a empresa informou ter feito a limpeza de 113 mil metros quadrados de faixas de vegetação, incluindo áreas com bambus e cercas-vivas que poderiam interferir na rede.

A concessionária afirma que os trabalhos são realizados por equipes especializadas e seguem critérios técnicos e ambientais, com participação das prefeituras.

Outra medida informada pela empresa é a substituição de cabos convencionais por redes protegidas em áreas consideradas mais suscetíveis à interferência da vegetação. Entre janeiro e agosto, foram instalados, segundo a EDP, 313 quilômetros desse tipo de rede.

Equipes podem ser deslocadas para regiões mais afetadas

O planejamento também considera o acompanhamento permanente das condições meteorológicas. Segundo a EDP, os dados das previsões são utilizados para definir previamente o posicionamento de equipes, veículos e equipamentos em áreas com maior possibilidade de impacto.

A empresa informou ainda que ampliou a estrutura operacional para o período de chuvas e que os profissionais recebem treinamento para atuar em diferentes tipos de ocorrência.

Em situações consideradas mais graves, equipes de outras regiões podem ser deslocadas para os locais mais afetados. A estratégia também prevê bases de apoio e pontos de saída distribuídos pela área de concessão.

De acordo com a EDP, em eventos de maior severidade a estrutura operacional pode ser ampliada em mais de sete vezes, com a mobilização de equipes e recursos adicionais.

A distribuição dos atendimentos segue uma ordem de prioridade. Entre as ocorrências consideradas prioritárias estão aquelas que envolvem hospitais, unidades de saúde, serviços de segurança pública, escolas, creches e instituições de longa permanência para idosos, além de situações com risco à vida.

Também estão incluídos nessa prioridade os consumidores cadastrados que dependem de equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência. Segundo a concessionária, diferentes níveis de criticidade são utilizados para definir a distribuição dos recursos durante ocorrências de maior impacto.