junho 16, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Ranking de cidades inteligentes aponta São José como melhor da região

cidades inteligentes-capa
Foto: Reprodução/ PMSJC

São José dos Campos e Jacareí foram destaques da região no Ranking Connected Smart Cities, sobre as cidades inteligentes do país. A pesquisa foi composta por 75 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.

Com base nesses indicadores, São José ficou na 31ª e Jacareí na 52ª posição em nível nacional, entre 677 municípios. Em relação a populações, Jacareí apareceu na 24ª colocação dentre os municípios de 100 mil a 500 mil habitantes. Nas cidades acima de 500 mil habitantes, São José dos Campos ficou na 20ª posição no ranking.

Destaques

São José dos Campos foi destaque no aspecto “meio ambiente”, onde se classificou na 5ª posição, considerando as cidades com mais de 500 mil habitantes. O ranking ainda classifica o município na 20ª colocação em empreendedorismo, 12ª em segurança e 15ª em urbanismo.

Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Jacareí

Entre os setores em que Jacareí mais se destacou no ranking, está o de mobilidade. A cidade alcançou o 31º lugar entre todos os municípios acima de 50 mil habitantes. Dessa forma, foi classificada como a melhor cidade da região.

A Pesquisa

O Ranking Connected Smart Cities 2021 foi desenvolvido pela Necta e Urban Systems, que atuam na difusão de ideias entre governo, entidades e empresas. Tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento, analisando todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 677 cidades.

Além de considerar os indicadores de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking avalia conceitos de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais dos municípios e sustentabilidade econômica.

This will close in 0 seconds