setembro 7, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Qualifica São José tem 2.606 vagas abertas em cursos até segunda

Interessados em cursos gratuitos de qualificação para o mercado de trabalho têm até as 22h da próxima segunda-feira (17) para realizar as inscrições. São 2.606 vagas em 17 cursos diferentes oferecidos pelo programa Qualifica São José.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 

Entre as oportunidades estão cursos ligados às áreas de informática, gastronomia, empreendedorismo e segurança do trabalho, construção civil, entre outros (veja relação completa abaixo).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura de São José dos Campos, na página do programa Qualifica São José.

De acordo com a direção do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, alguns cursos, cujas inscrições se encerram na segunda-feira, podem voltar à grade do programa, mas a inclusão depende de fatores como a demanda do mercado de trabalho.

No ano passado, o Qualifica São José ofereceu 27.500 vagas em dezenas de disciplinas. Para 2023, a meta é oferecer 30.000 cursos gratuitos de qualificação profissional.

Os cursos são oferecidos presencialmente e também na modalidade Ensino a Distância. Todos os formandos recebem certificados, reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

A Prefeitura de São José mantém convênios para organizar e ministrar os cursos com parceiros como Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria), Cephas e Fundo Social de Solidariedade.

Cursos/Parceiros                                 Número de vagas

Informática Aplicada ao Trabalho – CEPHAS 20
Noções de Logística e Logística Reversa – CEPHAS 20
Comunicação Empresarial – CEPHAS 20
Segurança e Medicina do Trabalho – CEPHAS 30
Informática Básica – WINDOWS E OFFICE –

SENAC

30
Instalador de Drywall – SENAI

 

20
Caldinhos – Especial de Inverno – SESI 22
Culinária Regional Brasileira – SESI 22
Culinária Árabe – SESI 22
Empreendedorismo e Inovação – EAD – CEPHAS 250
Agente Receptivo para Turismo Local – EAD – CEPHAS/ISU 300
Segurança e Medicina do Trabalho – EAD – CEPHAS 250
Recepcionista – EAD – CEPHAS /Q.MAIS 300
Operador de Supermercado – EAD – CEPHAS/Q.MAIS 300
Recepcionista de Eventos – EAD – CEPHAS/Q.MAIS 250
Gestão de Qualidade – EAD – CEPHAS 300
Programação da Linguagem PHP- EAD- CEPHAS 450