Projeto ecológico já coletou e reciclou mais de 62.350 restos de cigarros em Caraguá
Projeto ecológico já coletou e reciclou mais de 62.350 restos de cigarros em Caraguá. O “Caraguatatuba sem Bitucas” tem tido adesão por grande parte da população e frequentadores do município.
De acordo com informações da prefeitura, cada duas bitucas descartadas nas águas, gera o que corresponde à poluição causada por um litro de esgoto. O termo utilizado na comparação é a redução de oxigênio disponível na água.
Dessa forma, cerca de 31.175 litros d’água deixaram de ser contaminados.
“Muitas vezes o descarte incorreto ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução”, afirma a Smaap, em nota.
O ‘Poiato Recicla’, é uma parceria que, de acordo com a Smaap, possui patente de tecnologia 100% brasileira para reciclagem dos resíduos de bitucas e que soma ainda mais com o projeto.
O projeto tem o objetivo de incentivar o descarte correto das bitucas de cigarro em nove pontos espalhados pela cidade. São eles: nos Mirantes da Orla (Por do Som), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, no Parque Trombini, na Feira do Artesão e no Calçadão.
Além dos locais citados, algumas praias receberam também cinzeiros confeccionados com bambu. Os chamados ‘cinzeiros de praia’ estão nas praias de maior movimentação turística do município, sendo elas a Martim de Sá, Prainha e Cocanha.
Sobre a reciclagem, o que poucos sabem é que o item é descontaminado e transformado em uma espécie de papel, chamada massa celulósica, sendo destinado para entidades sociais e utilizado na confecção de projetos de artesanato.