Projeto de Lei quer incluir fazenda Bose de São Francisco Xavier na Zona de Preservação
Um projeto de lei da vereadora Amélia Naomi (PT), propõe a inclusão da sede da Fazenda “Max Bose” e as construções adjacentes, em São Francisco Xavier, na categoria de Zona de Preservação (ZP). A Prefeitura adquiriu a área, que conta com um casarão e floresta nativa, em 2010. Em 2018, tornou-a parque municipal.

De acordo com o projeto de lei 128/22, o imóvel não poderá ser objeto de remembramento, desdobro de lotes, demolição, reforma, ampliação, reconstrução, novas edificações, desmatamento ou movimento de terras sem prévia autorização do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).
A vereadora argumenta que o conjunto de construções, que engloba galpões usados para beneficiamento de milho, armazenamento da produção, depósito de equipamentos, oficina, curral e garagem, “é um dos poucos remanescentes de arquitetura rural do início do século XX existentes no distrito. Há indícios de que essa seja a primeira fazenda da região, com registro de 1889”, diz.
Ela afirma que, além de evitar a deterioração do bem, sua recuperação irá preservar parte da história da economia da região e criar mais um ponto de interesse turístico no distrito. “A ocupação, com uso adequado, além de facilitar sua conservação, possibilita a reintegração do bem à vida da comunidade e o restabelecimento de sua trajetória histórica, sem prejuízo dos elementos culturais que o caracterizam”, afirma Amélia Naomi.
A proposta está no prazo de emendas até dia 26 de maio. Os relatores das comissões de Justiça, Economia e Planejamento Urbano têm até 9 de junho para emitir um parecer.
