abril 29, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Prefeitura de Caçapava oferece 35 vagas em oficinas gratuitas de audiovisual

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove um ciclo de oficinas gratuitas de audiovisual destinadas a jovens a partir de 15 de idade. São ofertadas 35 vagas. As inscrições já estão abertas.

Imagem: PMC

O início das aulas será no dia 2 de setembro. Serão ofertadas oficinas de roteiro, direção, criatividade/ trilha /som e edição/montagem. O objetivo é oferecer ao jovens acesso à cultura e possibilitar a eles vivência no mundo do audiovisual, estimulando o processo criativo.

Além disso, as oficinas visam também integrar os participantes na programação da Semana do Cinema de Caçapava, evento que deverá ocorrer de 14 a 19 de novembro de 2023. O resultado das oficinas será a realização de um curta-metragem de até 5 minutos para exibição durante a programação do evento.

O percurso formativo terá início neste fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, das 9h às 13h, com a oficina de roteiro no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa. As aulas serão ministradas pelo profissional Eduardo Spinelli. Ele é diretor de filmes e roteirista formado pela AIC – Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Seu primeiro curta-metragem, ‘Tudo Vira Filme’, foi eleito o ‘Melhor Curta Nacional’ pelo Voto Popular do GO FILM – 2° Goiânia Film Festival, realizado em 2017 em Goiânia (GO).

Spinelli é criador e roteirista da websérie ‘Adoráveis Estranhos’, eleita a ‘Melhor Websérie pela 3a Mostra Formiga Independente realizada em 2019 em São José dos Campos (SP), e idealizador, organizador e curador do Festival Curta Mazzaropi de cinema independente, realizado em abril de 2019 em Taubaté (SP).

SOBRE A OFICINA

A oficina apresenta as etapas e técnicas para a criação de um roteiro de cinema por meio da análise de filmes e de exercícios práticos, capacitando o participante a criar um roteiro de curta-metragem. O conteúdo programático inclui introdução ao roteiro, conhecimento básico sobre roteiro, estudo de casos e aula prática de criação de roteiro.

oficina de criatividade /trilha /som ocorrerá no Espaço de Educação Cultural e Inovação, nos dias 16 e 17 de setembro, das 9h às 13h.

As aulas serão ministradas pelos profissionais Luana e Marcelo Souza. Ele é músico e diretor musical. Atuando no ramo há mais de 15 anos, foi responsável pela composição de várias canções, produções e direções. Hoje dirige o departamento de som da Turma da Mônica, participando afetivamente também na área de criação, produção, direção musical e dublagem.

Possui a produtora de áudio 9 volts Studio e fez a Direção Musical dos premiados espetáculos musicais “Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta” e “Piratas do Caramba, Além da Imaginação”. Além disso, Marcelo foi responsável por dublar o Zé Vampir e o Penadinho, em sua série em 3D. E atua, principalmente, como diretor musical, compositor e arranjador da Turma da Mônica e do Authentic Games, entre outros trabalhos.

SOBRE A OFICINA

A oficina apresentará recursos que abordam a criatividade como base, ao fornecer técnicas que auxiliam sua construção e captação. Na sequência serão apresentados recursos para a criação de trilha sonora a partir de demonstrações e experimentos práticos envolvendo mídias diversas, métodos de captação sonora, gravação roteirização, com um discurso musical capaz de revelar emoções, adicionar sentimentos e ressaltar os sentidos e significados de uma imagem.

Já a oficina de direção será realizada no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa, nos dias 23 e 24 de setembro, das 9h às 13h, ministrada por Eduardo Spinelli e Daniel Leite.

SOBRE A OFICINA

A oficina capacita o aluno a dirigir um curta-metragem mostrando na teoria e na prática conceitos como planos, enquadramentos, movimentos de câmera e, principalmente, a importância do olhar artístico do diretor.

oficina de edição/mMais informações sobre as oficinas podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo WhatsApp: (12) 3652-9222.

ontagem será realizada no Espaço de Educação Cultural e Inovação Ruy Barbosa nos dias 30/09 e 01/10, das 9h às 13h, com o profissional Daniel Leite. Ele é formado em Rádio e TV pela UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) e tem experiência como montador e diretor. Trabalhou em canais de TV da região, incluindo a TV Aparecida, TV Univap e Band Vale. Ele também fez parte da equipe de criação do 1º Festival de Curtas Mazzaropi, realizado no Museu Mazzaropi em Taubaté. Além disso, produziu curtas-metragens, incluindo “A Morte de Nosso Pai” e uma websérie intitulada “Adoráveis Estranhos”.

SOBRE A OFICINA

A Oficina de Edição de Vídeo com Celular convida os alunos a mergulharem no universo cinematográfico utilizando apenas seus dispositivos móveis. Em dois dias intensivos, os participantes serão guiados por cinco aulas práticas onde aprenderão desde as técnicas fundamentaisde edição até os mais avançados efeitos e transições de vídeo.