março 4, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

PF realiza Operação em Cachoeira Paulista e Lorena

Operação contra desvio de verba pública destinada ao combate à Covid-19 é deflagrada pela PF em Cachoeira Paulista. Segundo informações da Polícia Federal (PF), um servidor público em e outro funcionário da administração municipal utilizavam de facilidades do cargo para favorecer a contratação de empresa para fornecimento de medicamentos e insumos hospitalares destinados à covid-19. Além de Cachoeira Paulista, Lorena também é alvo da operação.

Policiais federais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar de afastamento de função pública e proibição de ingresso em repartição pública.

Como contraprestação, os investigados exigiam o pagamento de valores que variavam entre 5% a 10% dos montantes contratuais. Vale destacar, inclusive, que os mesmos investigados chegaram a solicitar que a empresa apresentasse orçamento com valor mais elevado, de modo que pudessem adquirir vantagem maior a título de contraprestação.

Os montantes desviados eram depositados em conta bancária indicada pelo agente político horas depois e/ou no dia imediatamente anterior aos pagamentos efetuados pela Prefeitura de Cachoeira Paulista à empresa investigada. 

Os envolvidos poderão responder, pelos crimes de peculato, associação criminosa, corrupção ativa ou passiva e fraude em licitações, cujas penas máximas cominadas podem chegar a 32 anos de prisão.