abril 27, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

PF investiga desvios em verbas da educação em Aparecida

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (19), a segunda fase da operação “APATE”, com a finalidade de aprofundar as investigações de desvios em verbas da educação, subsidiadas pelo Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), no munícipio de Aparecida.

policia federal agencia brasil
Foto: Divulgação

A primeira fase da operação da PF ocorreu em 22 de setembro de 2021 e visou a apuração de irregularidades no uso de recursos do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), efetuado pela prefeitura em 2015.

A suspeita é de que houve fraude na licitação para compra de material escolar, além de superfaturamento de mais de R$ 622 mil, com possível utilização de empresas concorrentes nos certames, ligadas ao mesmo empresário, mas registradas em nome de laranjas.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Os elementos colhidos anteriormente, deram origem à segunda fase da operação, na qual uma equipe da Polícia Federal deu cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão, com medidas de constrição patrimonial, na cidade de São José do Campos/SP.

Durante a diligência, os policiais federais localizaram e apreenderam, dentre outros itens de menor valor, diversos relógios de marca e pulseiras, além de um veículo de luxo (SUV Mercedes Benz ML-350 CDI), bens cujos valores estimados, se somados, ultrapassam R$ 300 mil.

Até o momento, a Prefeitura de Aparecida não se pronunciou sobre o caso.