Passeios na ‘Maria Fumaça’ retornam em Campos do Jordão neste final de semana
Neste sábado (18) e domingo (19), os passeios turísticos no trem histórico da ‘Maria Fumaça’ estão de volta em Campos do Jordão. A recuperação é uma das novas atrações que a Estrada de Ferro está promovendo.
Os passeios não eram realizados desde 2015 e entre novembro de 2021 e maio de 2022 a locomotiva e a ferrovia passaram por restaurações em uma oficina em Pindamonhangaba para voltar a funcionar.

A locomotiva a vapor agora utilizada na estrada de ferro é de origem alemã, fabricada em 1927 pela empresa Linke-Hofmann-Werke. Da década de 20 até a década de 2000 operou em uma usina de cana-de-açúcar, em São José da Laje, no Estado de Alagoas. Em 2004, foi para o Parque do Itaim, em Taubaté.
O passeio dura trinta minutos, somando ida e volta, e percorre quatro quilômetros da centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão. O trajeto é entre as Vila Capivari e Vila Abernéssia, com capacidade de acomodar até sessenta e quatro passageiros por viagem.
A locomotiva a vapor funcionará nos sábados e domingos com quatro viagens diárias. Durante o mês de julho, o trem funcionará também as sextas-feiras.
Os bilhetes de embarque podem ser comprados no dia do passeio na Estação Emílio Ribas. Crianças de até 5 anos, se viajarem no colo do responsável, não precisam pagar pelo ingresso.
