julho 20, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Pacote de alterações viárias em Taubaté já está em vigor; confira quais são as mudanças

O pacote de alterações viárias na região central de Taubaté já está valendo desde as seis da manhã desta quarta-feira (28). São mais de dez mudanças em regiões movimentadas da cidade, incluindo a avenida Nove de Julho. (Confira todas as mudanças, logo abaixo)

A Avenida 9 de Julho, em Taubaté, passará a ter o trânsito com sentido para a Praça da CTI. Foto: Divulgação/PMP

A prefeitura de Taubaté informou que todos os locais que irão sofrer as mudanças já possuem placas e faixas de trânsito atualizadas. A administração ainda informa que os trechos já foram recapeados e receberam novos semáforos.

Ainda de acordo com a prefeitura, as alterações terão como resultado um aumento de 25% na velocidade dos veículos e diminuição de 50% do tempo de parada nas vias.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

A principal mudança ocorre na Avenida 9 de Julho, que passará a ter o trânsito com sentido para a Praça da CTI. Com isso, a Avenida Granadeiro Guimarães também muda o sentido para fazer o encaixe com a Avenida Nove de Julho e a avenida Marechal Deodoro da Fonseca.

A alteração também irá provocar a alteração de sentido na rua Joaquim Távora, marginal da linha férrea.

Mudanças no transporte coletivo

Em decorrência das alterações viárias, o ponto de ônibus situado na Rua Benjamin Constant (próximo à Praça da CTI) foi desativado.

Novo local de embarque/desembarque:

– Rua dos operários, 270 (lateral do prédio da cti). Atenderá as seguintes linhas:

08/Pq Aeroporto;
10/Pq Ipanema;
13/Quiririm/Sta tereza;
14/Cecap/Sta tereza.

– Rua Agostinho Danelli, nº 196 (próximo a quadra de tênis). Atenderá as seguintes linhas:

15/ Jd América;
18/Distrito Industrial;
25/Três Marias-Chácara Silvestre.

Mudanças viárias

  • As Avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães terão seus sentidos invertidos e passarão a seguir sentido Praça da CTI (sentido bairro-centro).
  • Próximo ao cruzamento da Avenida Granadeiro Guimarães com a Rua Capitão Cirilo Lobato será instalado um semáforo para facilitar o deslocamento entre as vias.
  • Já as Ruas Dino Bueno e Joaquim Távora seguirão no sentido contrário (sentido centro-bairro).

  • Na área da Rodoviária Velha foi implantada uma via que será o primeiro e o principal acesso a Rua Conselheiro Moreira de Barros (que seguirá com seu sentido atual). A via poderá ser acessada pelos motoristas que vem da Rua Dino Bueno e quiserem acessar a Avenida Nove de Julho ou à Rua Conselheiro Moreira de Barros.
  • O acesso dos ônibus a Rodoviária Velha será pelo sentido contrário do atual.
  • Do outro lado do Parque Dr. Barbosa de Oliveira, em frente a Base Operacional da SEMOB, a via manterá seu sentido atual e poderá ser utilizada como retorno pelos motoristas que estiverem na Avenida Nove de Julho e pretenderem acessar o sentido contrário.

  • Viaduto Charles Schnneider (CTI): seguirá sentido região central com duas faixas de rolamento. Ao descer o viaduto o motorista poderá virar a direita na Rua Francisco Eugênio de Toledo e seguir para a Avenida Tiradentes ou virar a esquerda, sendo essa a principal rota sentido à área central (Ruas Agostinho Danelli, Dino Bueno, Parque Dr. Barbosa de Oliveira e Rua Joaquim Távora).

  • Viaduto “Torto”: será a principal rota para acessar o bairro Estiva, região do Taubaté Shopping e Quiririm, visto que o viaduto da Charles Schnneider seguirá no sentido contrário.
  • O viaduto permanecerá com o sentido atual e seguirá sentido único, com uma faixa de rolamento em direção a Rua Edmundo Morewood. Poderá ser acessado pelos motoristas que estiverem na Avenida Nove de Julho ou na Rua Quatro de Março e que pretendem seguir sentido bairro.

  • Rua Edmundo Morewood: passará a seguir sentido único (centro-bairro), com duas faixas de rolamento em direção a Rua dos Passos (Estiva) que dará acesso a Avenida Charles Schnneider.
  • Rua Darci Albernaz: terá seu sentido invertido e será o acesso do motorista que estiver na Avenida Charles Schnneider e quiser seguir sentido bairro (Estiva).