maio 4, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

MWL, Avibras e Caoa Chery: protestos acompanham passagem do governador por São José

Como parte do programa “Governo na Área”, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) esteve em São José dos Campos nesta segunda-feira (6). Durante a passagem, trabalhadores da MWL, Avibras Aeroespacial e Caoa Chery protestaram em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores da região.

protestos-governador-sjc-capa
Foto: Divulgação/ Sindmetal

Aproximadamente 150 trabalhadores participaram da manifestação pelas ruas do centro da cidade. Nos cartazes, era possível observar questionamentos acerca da desindustrialização do Vale do Paraíba e pedidos pela manutenção das atividades das empresas, contra as demissões em massa.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

As três empresas vivem situações delicadas na Região Metropolitana do Vale. Em Caçapava, os trabalhadores da MWL estão em greve desde o dia 6 de maio, por conta de salários atrasados. Em Jacareí, a Avibras teve a demissão de 420 funcionários revogada pela Justiça e, recentemente, os trabalhadores anunciaram greve por atrasos salariais.

Já em relação à Caoa Chery, também em Jacareí, a Justiça cancelou as demissões em massa e, mesmo após recurso apresentado pela montadora, manteve a decisão. Uma nova audiência entre a empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) de São José dos Campos e Região e o Ministério Público do Trabalho deve acontecer na próxima terça-feira (7).

Aproveitando os holofotes que a chegada do Governador trouxe, os trabalhadores organizaram a  manifestação de 13h às 14h, saindo da frente da sede do Sindmetal. Na ocasião, Rodrigo Garcia anunciou investimento de R$ 305 milhões em obras e serviços para o Vale do Paraíba, além de liberar obras para ampliar a coleta, o tratamento de esgoto e o sistema de abastecimento de água, bem como investimentos em habitação, educação e turismo.