abril 28, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Museu do Folclore de SJC realiza várias atividades na Semana Nacional do Livro

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29 de outubro, o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará uma série de ações que visam estimular a leitura e dar mais visibilidade à sua biblioteca (Maria Amália Corrêa Giffoni), especializada em cultura popular.

 

 

PMSJC

 

 

 

Durante toda a semana, quem for à biblioteca poderá conhecer toda a Coleção Cadernos de Folclore, que já tem 29 volumes lançados pelo museu desde 1987, e se deparar com uma “chuva de livros” (diferentes obras penduradas no teto), como forma de chamar atenção dos frequentadores.

Além destas iniciativas, quem for ao museu neste período poderá encontrar na varanda do prédio da exposição diferentes livros da biblioteca, principalmente infantis, que estarão à disposição para consulta e leitura de crianças e adolescentes.

No mesmo local, o público será convidado a responder: “Que livro abriu uma janela pra você?”. As respostas serão colocadas em um painel em forma de varal, como ocorreu durante participação do museu na 9ª edição da Flim (Festa Literomusical de SJC), em setembro.

Contação de histórias

Ainda como parte da programação da semana, o museu realizará no dia 26 de outubro (quinta-feira), das 14h às 16h30, uma vivência de “Contação de História na Prática” (para educadores e pessoas interessadas em contar histórias). A atividade é gratuita e tem vagas limitadas.

Os interessados em participar devem se inscrever até as 10h do dia 26 (quinta-feira) por este documento. Ao final do encontro, haverá um café colaborativo entre os participantes.

A vivência será conduzida pela profissional Regiane da Silveira, que é brincante, escritora, cantora e musicista; além de ser formada em Terapia Ocupacional, especializada em Musicoterapia, técnica em Terapia não Verbal e pós-graduanda em Gestão Cultural.

Biblioteca

A biblioteca do museu é especializada em cultura popular e tem um acervo com mais de 4 mil itens, entre livros, CDs, DVDs, fotografias e outros. Também possui uma Coleção de Cadernos de Folclore, publicada desde 1987 e que já está em seu 29º volume, lançado neste ano.

Boa parte deste acervo está à disposição do público para pesquisa e empréstimo, podendo ser acessado também pela internet, por meio do site do museu. A biblioteca funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.