Ministro Kassio Nunes Marques pede vista, suspendendo o julgamento de Carla Zambelli
O Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques pediu vista e suspendeu o julgamento da deputada Carla Zambelli (PL-SP) hoje (segunda-feira, 24).
Com a decisão, o ministro Cristiano Zanin adiantou seu voto, sendo favorável à condenação de Zambelli pelos crimes de porte irregular de arma de fogo e constrangimento ilegal. No total, cinco ministros votaram a favor da condenação da parlamentar: Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.
Agora, com o pedido de vista – tempo para analisar o caso – de Kassio Nunes Marques, o julgamento poderá ficar suspenso por até 90 dias.
Carla Zambelli é ré no STF por, na véspera do segundo turno das eleições de 2022, ter sacado uma arma e apontado para um homem no meio da rua em um bairro da área nobre de São Paulo. Com isso, a deputada foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República.
Em nota, a parlamentar se defende das acusações: “Infelizmente, apesar de a defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ter reivindicado seu legítimo direito de efetivar defesa oral, o pleito sequer foi analisado pelo ilustre relator do processo no STF. Essa seria a melhor oportunidade de evidenciar que as premissas colocadas no voto proferido estão equivocadas. Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado — cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste. Mas, apesar desse cerceamento da defesa, foram ainda enviados e despachados memoriais com os ministros para motivá-los a ter vistas e examinar minuciosamente os autos.”.