julho 19, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Ministro da Educação participa de inauguração da escola cívico-militar em Taubaté

O ministro da Educação Milton Ribeiro esteve presente na inauguração da primeira escola cívico-militar da cidade de Taubaté, junto dele o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL) também participou da cerimônia.

A unidade de ensino, situada no bairro São Gonçalo, passa a adotar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o Ministério da Educação, o município de Taubaté está entre as 70 cidades brasileiras selecionadas para a implantação de uma unidade da escola cívico-militar.

Milton Ribeiro também respondeu às criticas que recebeu durante o final de semana durante a visita à Taubaté.

“É uma falácia que o fato de um menino ter um diploma de curso superior apenas é uma garantia de emprego. Não é. Hoje o que falta e demanda é mão de obra técnica. E o meu discurso pode ser assim, ‘olha, elitista, não quer que o pobre chegue até o curso superior’. É mentira, senão eu não estaria aqui. O que estou fazendo é olhar para quem já sabe e já fez. Alemanha fez isso, outros grandes países da Europa fizeram isso. Mão de obra técnica.”, disse o Ministro.

A Escola

A instituição foi escolhida, entre as demais da rede municipal, por estar situada em uma região de grande vulnerabilidade social e que tem como meta a melhoria nos indicadores educacionais.

Os militares irão atuar em oficinas disponibilizadas no contraturno das aulas regulares com aulas voltadas aos alunos do fundamental II. Ainda serão definidas as oficinas a serem implantadas, de acordo com avaliação dos militares, visto que o retorno às aulas presenciais aconteceu no início do mês de agosto.

Em 2021, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, dos Ensinos Fundamental I (253) e II (195), EJA – Educação de Jovens e Adultos (23), além de ofertar aulas em período Integral (217). A unidade escolar conta também com aulas de reforço e atividades com professor especialista (28).

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.

O Ministro Milton Ribeiro atentou para a orientação do uso responsável dos recursos da FNDE e contou da experiência em atender prefeituras em suas regiões, não dependendo da ida dos municípios a Brasília para um atendimento ou consulta. Esclareceu também a necessidade de investimentos em cursos técnicos para a formação de mão de obras técnica, como se faz em outros países.