Metalúrgicos de São José dos Campos anunciam possível greve

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região vai protocolar aviso de greve em diversas empresas da cidade. A decisão vem após a rejeição da Campanha Salarial apresentada em assembleia realizada no último sábado (13).
Reajuste e direitos em pauta
A campanha salarial buscava reajuste de salários e a renovação de benefícios para aproximadamente 34 mil trabalhadores da categoria. Até o momento, apenas algumas empresas aceitaram as propostas, contemplando cerca de 13 mil funcionários com reajustes que variam entre 6,05% e 6,4% — acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Para os demais 21 mil empregados, nenhuma negociação foi realizada.
O presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, reforçou a firmeza da categoria:
“Se as empresas não atenderem às reivindicações, haverá paralisação”, afirmou.
Empresas que devem receber aviso de greve
- Setor aeronáutico: Embraer, Eleb, Sonaca, Latecoere, Aernnova e Alestis
- Estamparia: Ball, Ardagh e M.S.A
- Autopeças, forjaria e parafusos: Eaton, Parker Filtros e Retin
- Eletroeletrônicos: Ericsson, Delta Electronics, Delta Life, Domex
- Máquinas: Parker Hannifin, Wam
- Trefilação e laminação de metais não ferrosos: Cabletech, Wirex Cable, Wireflex, Boreal e RBL Cabos
O aviso oficial formaliza a intenção de paralisação e tem como objetivo pressionar as empresas a retomarem as negociações para atender às demandas dos trabalhadores.
