Marrom, líder do Pinheirinho, morre aos 66 anos
Valdir Martins de Souza, conhecido como Marrom, faleceu na manhã desta segunda-feira (29) em São José dos Campos, vítima de uma pneumonia. Marrom era conhecido por sua liderança no movimento sem-teto do Pinheirinho.
Valdir teve sua trajetória ligada ao movimento sindical, sendo líder da comunidade do Pinheirinho, na zona sul de São José dos Campos, que abrigou milhares de residentes até sua desocupação, em 2012.
Marrom também figurou na política da cidade. Chegou a ser suplente de vereador pelo PT, passou pelo PSTU e PCdoB, sendo este último sua filiação atual. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos publicou uma nota homenageando o líder sindical.
“A luta por moradia em São José dos Campos perdeu Valdir Martins de Souza, o Marrom. Ele morreu nesta segunda-feira (29), aos 66 anos, vítima de pneumonia. Marrom deixa uma longa trajetória em defesa dos trabalhadores e do povo sem-teto. Como metalúrgico da Tecsat, foi diretor do Sindicato por seis mandatos e organizava principalmente as lutas nas fábricas da zona sul de São José dos Campos. Foi também pelo Sindicato que iniciou a organização dos moradores da ocupação do Pinheiro e consolidou-se como uma das mais atuantes lideranças do movimento por moradia. Na política, militou no PSTU, foi suplente de vereador pelo PT e atualmente estava filiado ao PCdoB. O Sindicato deixa sua solidariedade à família e amigos do companheiro. Marrom, presente!”