julho 28, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Maré vermelha suspende cultivo e comercialização de mariscos em Ubatuba

Após laudo técnico detectar grande concentração de microalgas potencialmente tóxicas, Ubatuba suspendeu a extração e a comercialização de moluscos bivalves, incluindo mariscos, do meio natural ou de cultivo. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o fenômeno é conhecido como “maré vermelha”.

maré vermelha-capa-012
Foto: Reprodução/ TripAdvisor

De acordo com o diretor de Gestão de Meios Produtivos da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, Leonardo Moraes, a suspensão ficará em vigor até que novas análises apontem a eliminação das algas tóxicas na região.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Segundo o diretor, a suspeita de maré vermelha se deu após a identificação de casos de pessoas que passaram mal após ingerir mariscos na cidade.

“Suspeitamos dos casos e solicitamos um laudo da Cetesb que verificou a ocorrência das microalgas tóxicas na Praia do Itaguá, conhecidas cientificamente por Dinophysis acuminata. Foram registrados 11 mil organismos/L, índice muito superior ao estabelecido no nosso plano de contingência”, analisou Moraes.

Moraes explicou ainda como ocorre a “maré vermelha”. “É um fenômeno natural que ocorre no mar quando tem excesso de nutrientes e condições ambientais favoráveis, causando um bloom, uma reprodução desenfreada de microalgas, vistas apenas por microscópio, e algumas delas tóxicas”, diz.

“Chamamos de maré vermelha porque geralmente formam uma mancha vermelha no mar, mas desta vez isso não ocorreu e foi difícil identificar, mesmo com monitoramento constante. Uma das explicações para o fenômeno pode ter sido o excesso de pessoas no litoral, com a temporada de verão e o último feriado de Carnaval, que infelizmente resulta em mais esgoto do mar, que por sua vez aumenta os nutrientes na água, podendo ocasionar nesse bloom de microalgas”, completa.

O diretor esclarece ainda que o banho de mar não está proibido, a não ser nas praias que apresentem bandeira vermelha. O risco maior para o ser humano está na ingestão de moluscos bivalves, pois como são filtradores de água e acabam acumulando as toxinas, podem causar problemas estomacais e intestinais, como vômito, diarreia e até problemas mais graves, afetando o sistema nervoso.