julho 25, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Litoral Norte: Ubatuba registra resgate de tubarão debilitado; espécie é considerada ameaçada

Um tubarão-mangona (Carcharias taurus), também conhecido como tubarão-touro, foi resgatado hoje (quinta-feira, 9) próximo ao Cais do Porto, no bairro Itaguá, em Ubatuba. O animal, um macho jovem, apresentava sinais de debilidade, provavelmente provocados por interações com redes de pesca.

Imagem: Reprodução

A espécie é considerada ameaçada de extinção, devido à pesca predatória e à degradação de seu habitat nas últimas décadas. O tubarão foi levado para o Aquário de Ubatuba, que possui estrutura e equipe especializada para reabilitação de animais marinhos.

No setor de quarentena, biólogos e veterinários monitoram a saúde do animal, avaliando parâmetros como oxigenação e alimentação, fundamentais para sua recuperação. Segundo os especialistas, a baixa oxigenação sofrida pelo tubarão comprometeu seu organismo e diminuiu suas chances de recuperação sem intervenção humana.

Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, afirmou que todos os esforços estão concentrados na reabilitação do animal:

“Estamos fazendo tudo o que é possível para oferecer as melhores condições de recuperação ao animal”, disse.