outubro 18, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Litoral Norte: Cetesb aponta 10 praias impróprias para banho

O mais recente boletim de balneabilidade da Cetesb indica que dez praias do Litoral Norte de São Paulo estão impróprias para banho. O levantamento foi divulgado na quinta-feira (5) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e serve como alerta para moradores e turistas que frequentam a região.

Nos locais considerados inadequados, foram instaladas bandeiras vermelhas, sinalização que indica risco à saúde dos banhistas devido à qualidade da água.

Imagem: Reprodução

Ilhabela lidera número de pontos impróprios

Entre as cidades avaliadas, Ilhabela concentra o maior número de praias com restrição, enquanto São Sebastião não apresentou pontos inadequados nesta atualização do relatório.

A classificação de praia imprópria ocorre quando as análises detectam níveis elevados de bactérias, geralmente associados à contaminação por esgoto, o que pode provocar doenças em quem entra na água.

Os indicadores divulgados permanecem válidos até o dia 12, quando um novo boletim da Cetesb será publicado após a realização de novas análises.

Confira as praias impróprias no Litoral Norte

Ilhabela (6 pontos)
Estão com bandeira vermelha as praias Itaquanduba, Ilha das Cabras, Curral, Veloso, Julião e Barreiros Sul.
O ponto em Barreiros Sul chama atenção por permanecer impróprio pela terceira semana consecutiva.

Ubatuba (3 pontos)
Entram na lista Perequê-Mirim, Itaguá (Av. Leovegildo, 1724) e Rio Itamambuca.
A Perequê-Mirim segue imprópria pela segunda semana seguida. Já o ponto do Itaguá (Av. Leovegildo, 1724) foi classificado como impróprio em todas as semanas analisadas em 2026.
O Rio Itamambuca também apresenta alto histórico de reincidência, com bandeira vermelha em quase todas as amostragens deste ano.

Caraguatatuba (1 ponto)
A Prainha é o único local impróprio no município e também o mais crítico. O ponto apresenta contaminação recorrente em 8 das 10 semanas monitoradas desde janeiro.

Monitoramento orienta turistas e moradores

O monitoramento semanal da Cetesb tem como objetivo orientar a população sobre condições de balneabilidade das praias, contribuindo para decisões mais seguras na hora de escolher onde entrar no mar. O próximo relatório deve atualizar o cenário da qualidade da água no Litoral Norte paulista.