outubro 28, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Licenciamento para veículos com placas de final 9 acontece em novembro

O licenciamento para veículos com placas de final 9 começa no mês de novembro. O calendário se encerra em dezembro, com as placas terminadas em 0. O cronograma, definido pela Portaria nº 17/2023, determina prazo diferente para os veículos de carga (caminhão e trator), de setembro a dezembro.

Imagem: Divulgação/Detran

A falta de licenciamento tem sido o maior causador de multa em 2024, no estado de São Paulo. Segundo dados do Detran, a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo a pátio, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para recuperar o veículo, o proprietário deverá pagar todas as dívidas pendentes, assim como o valor da remoção e estadia no pátio. Em 2023, mais de 125 mil veículos foram recolhidos por falta de licenciamento no estado.

Para realizar o licenciamento, o responsável pelo veículo deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e pagar a taxa em um dos bancos conveniados, via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico.

Após pagar, o condutor deve baixar ou imprimir em papel sulfite comum o documento digital atualizado pelo portal do Detran-SP (detran.sp.gov.br), do Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou da Senatran (portalservicos.senatran.serpro.gov.br), ou pelos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento pode ser salvo no celular do motorista ou guardado em formato de papel.

Vale ressaltar que, se o veículo tiver pendências, como IPVA não pago, multas e outras questões, o licenciamento não será concluído.