outubro 14, 2026

012 News | O portal de notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

INSS notifica vítimas de fraudes e descontos indevidos hoje (13), pelo aplicativo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) notifica, hoje (terça-feira, 13), aposentados e pensionistas que foram vítimas de fraudes e descontos indevidos. No total, 9 milhões de beneficiários serão avisados, através do aplicativo Meu INSS.

Imagem: Reprodução

É importante se atentar: a notificação será feita pelo INSS APENAS no aplicativo. O órgão não fará ligações telefônicas e nem utilizará mensagens SMS.

A partir de amanhã, esses beneficiários terão de informar se as operações foram autorizadas por elas ou não para receberem a devolução dos valores.

O texto divulgado será: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

Como instalar o Meu INSS?

O app do INSS está disponível nas principais lojas de aplicativos dos smartphones (Play Store no Android, e App Store no iOS). Após instalar, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Aceitar os termos de uso;
  • “Entrar com o cadastro gov.br”, preenchendo com CPF e senha cadastrados na conta oficial do governo.
  • Clicar em “autorizar” para deixar que o aplicativo acesse os seus dados pessoais.