abril 25, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

INSS dispensa perícia médica para agendamentos com mais de 30 dias

Autorizada, a partir desta sexta-feira (29), a dispensa da perícia médica se o tempo de espera for superior a 30 dias para a concessão do beneficio auxílio-doença, chamado atualmente de auxílio de incapacidade temporária.

De acordo com a portaria, nesses casos a perícia médica federal vai fazer a análise do processo por meio da apresentação de atestado ou laudo médico.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Esses documentos devem estar legíveis, sem rasuras e com algumas informações obrigatórias, como informações sobre a doença ou CID, assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação com registro do Conselho de Classe, data de início do repouso e o prazo estimado necessário.

As pessoas que tiverem auxílios concedidos desta forma não poderão ter a soma de duração dos benefícios superior a 90 dias.

Participe do nosso grupo de WhatsApp e receba as principais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte

O Ministério do Trabalho alerta que a emissão ou apresentação de atestado falso ou com informação falsa configura crime de falsidade documental. Se comprovado, o trabalhador pode sofrer sanções penais e deverá devolver os valores indevidamente recebidos.

A nova regra é uma regulamentação de uma medida provisória publicada este ano sobre mudanças na concessão dos benefícios pelo INSS. A portaria tem validade por apenas 30 dias, podendo ser prorrogada.

*Com informações da Agência Brasil