setembro 17, 2024

012 News | A Notícia a Um Clique de Você.

O conceito da 012 News é informar e entreter nossos telespectadores e ouvinte.

Índices criminais têm redução no mês de agosto, em Taubaté

índices-criminais-capa
Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr/ AGBR

Taubaté constatou diminuição em índices criminais no mês de agosto. Segundo a Prefeitura Municipal, a diminuição é reflexo da atuação das forças de segurança, ações preventivas, e dos investimentos direcionados para o setor.

Os indicadores criminais apresentaram em agosto redução no número de homicídios, roubos de veículos e de outros tipos. De acordo com dados da Polícia Militar, foram registrados 3 homicídios, 7 roubos de veículos, 19 furtos de veículos, 42 roubos de outros tipos, e 140 furtos também de outros tipos.

Para os casos de furtos de veículos houve um baixo avanço, devido ao trabalho preventivo e constante de patrulhamentos, com apenas 1 caso a mais registrado e 4 a mais para outros tipos de furtos.

Guarda Civil Municipal

Das ações de responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM), houve redução de 68% dos furtos em estabelecimentos de ensino, no comparativo de janeiro a agosto. E somente nove casos a mais, com incidentes relacionados aos demais equipamentos públicos, no mesmo período.

A Guarda Civil Municipal vem sendo treinada e capacitada para atuar nas ações de prevenção de incidentes contra o patrimônio público. Também tem auxiliado no importante trabalho preventivo, realizado pela Polícia Militar.

Ações integradas

A Prefeitura tem realizado estudos e direcionado esforços para o aprimoramento de ferramentas de segurança para a cidade. Um dos exemplos é a modernização do Centro de Operações Integradas (COI).

O COI conta agora com tecnologias voltadas para a prevenção e repressão aos diversos delitos. Outro ponto relevante foi a renovação da Atividade Delegada. Isso aumenta o efetivo da Polícia Militar nas ruas, potencializando a ostensividade e melhorando a “sensação de segurança”.

Atualmente, a Polícia Civil conta com estagiários mantidos pela administração municipal, além de Guardas Civis auxiliando nas tarefas internas junto às Delegacias. Essa medida libera o efetivo para o trabalho de investigação e repressão ao crime.